quarta-feira, 19 de junho de 2013

#VemPraRuaMacapá

O povo amapaense mostrando que não está passivo às manifestações ao redor do país!
No dia 19/06/2013, milhares de pessoas, a maioria jovens, moradoras da cidade de Macapá e municípios vizinhos, fizeram uma manifestação que eu nunca havia visto em nossa cidade desde os meus três anos, idade com a qual vim morar no Amapá.
Inspirada em várias manifestações que acontecem nessa mesma época em todo o país, que tiveram início em São Paulo, os moradores do Amapá saíram às ruas pedindo Justiça, Saúde, Educação, Liberdade de Expressão, Direito de Amar e Combate à Corrupção, além de vários outros pedidos.
Sem carro de som, sem trio elétrico, sem microfone... com cartazes, apitos, rostos pintados e muita disposição, tomaram às ruas de Macapá, elas foram as vozes do povo, em uma caminhada que tinha como objetivo mostrar que a sociedade amapaense não está de braços cruzados para o que está acontecendo no Brasil.
Durante todo o longo percurso, presenciamos que a sociedade amapaense (e muitos jovens presentes, diga-se de passagem) sabe se comportar quando quer. Ao chegar perto da Assembleia Legislativa, vimos que um grupinho saiu da rota para fazer arruaça, tacar fogo em algo (ou alguém? sei lá) e soltar bombas de São João, mas os que realmente queriam paz seguiram na direção certa.
Cantamos o Hino Nacional, vaiamos a corrupção e eu me senti bem por estar ali!
O problema foi o que veio depois: depredação do patrimônio público, pedradas, bombas e retaliação da polícia!
Ainda bem que saí bem antes do circo pegar fogo!
Os organizadores do evento avisaram, antes do pior acontecer, para todos irem para as suas casas o quanto antes. Eu, como bom ouvinte (mesmo tendo um leve grau de surdez), fui-me. Nada de ficar zanzando pela cidade, principalmente próximo da dispersão. De longe, só vi a correria e gente gritando!
Em todos os estados do país em que essas manifestações ocorrem, querendo ou não, sempre tem os que não sabem se comportar: gente bebendo, fumando, usando drogas e vandalizando o patrimônio público (o qual somos NÓS quem pagamos).
Infelizmente não podemos separar o joio do trigo tão facilmente, era lógico que algo desse tipo, em maior ou menor proporção, aconteceria. No lugar em que há muita gente, há os que prestam e os que não prestam.
Não culpo a policia por retaliar ataques covardemente sofridos e usar de táticas de dispersão que afeta tanto baderneiros quanto cidadãos de bem (afinal, táticas de dispersão é isso mesmo, não é pra poupar ninguém).
A maioria que estava ali tinha um objetivo, uma meta: lutar por paz, por justiça e por amor. A maioria SIM!
Se acontecer outra manifestação do tipo (o que eu, sinceramente, acho difícil, principalmente com relação a enorme quantidade de gente que foi) espero que não mude o seu foco, que a paz continue sendo um lema para a passeata e o não partidarismo seja mantido.
Haverá menos pessoas boas e os baderneiros irão em maior quantidade, então, tomem cuidado!
Mas a população amapaense me surpreendeu. A força da juventude me surpreendeu. Tivemos vários pontos positivos e não podemos deixar que a sujeira de alguns apague o brilho daqueles que gritaram por justiça.
Eu me senti cidadão por estar ali, lutando do lado de pessoas de bem. As que são de bem!

Rodrigo Ferreira.

Feliz cativo - Retornando!

Finalmente retornando ao blog depois de alguns meses afastado. Estavam com saudades? Claro que não! Espero que sim!
Por que eu escolhi justamente hoje para fazer essa postagem? Bom, na verdade hoje é uma data especial para mim: hoje completo três anos de namoro. Sim, TRÊS!
Na sociedade moderna em que vivemos, onde relacionamentos acontecem e acabam em um piscar de olhos (principalmente os relacionamentos homossexuais), chegar aos três anos de namoro (sem nunca se separar, "dar um tempo", pedir um "vale night", ou essas coisas que as pessoas pensam que um relacionamento DEVE possuir) é um grande trunfo e eu me orgulho disso, é o meu mais longo relacionamento.
Para comemorar esse dia, resolvi voltar ao blog e postar esse poema que dedico ao meu grande amor: Tiago Quingosta.



Feliz cativo

Amarrado o coração meu está,
Preso em negras correntes: teus cabelos.
Vivendo à míngua, e estando bem assim,
Do perfume que exala de tua nuca.

A saliva desses teus quentes beijos
É a água que toda a minha alma nutre.
Não pode ser roubada, só ofertada
E essa tal oferta nunca me é diária.

Eu sou doido, ensandecido, demente.
Um bobo apaixonado que, contente,
Diz que a vida é um sonho porque ama.

Eu sou feliz, cativo no teu corpo,
Porque viver a vida como um morto
É acreditar que amar é dor tamanha.

Odisseu Castro.

Sim, eu sou um escravo do amor. Sim, eu sou um escravo desse relacionamento, dessa pessoa especial que consegue me fazer feliz como nenhum outro.
Enquanto os outros querem liberdade, eu prefiro essa prisão, essas correntes, esses relacionamentos fortes e verdadeiros. Eu prefiro amar!
Parabéns para nós!

Rodrigo Ferreira.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

De volta a Ítaca... disque!

 De volta o cão arrependido a Ítaca!






O bom filho à casa torna... o mau filho também!
Gente, em primeiro lugar quero pedir desculpas pela minha ausência no blog.

Estou no meu último semestre na faculdade (graças a Zeus!), nas minhas últimas semanas do curso de inglês e do curso de francês. Realmente, o tempo para atualizar Ítaca ficou pequeno, além da preguiça satânica que se apossou do meu corpo, impedindo-me de atualizar esse espaço tão simples, mas feliz!

Segundo, quero agradecer às pessoas que pediram o meu retorno (cof cof!), que sentiram saudades das minhas postagem (é sério!) e puxaram o saco desse pseudo-poeta (disseram que eu escrevo ATÉ bem, o que, sem dúvida, é um elogio que merece destaque). Saibam que o carinho e reconhecimento de vocês é a peça principal do meu retorno por aqui, sem isso eu já tinha excluído essa bagaça faz é tempo!

Enfim, espero que vocês compreendam que os passos para eu me tornar um adulto de verdade (idade é o de menos) exigem alguns sacrifícios. Mas, nem que eu perca um braço na luta, estarei de volta o quanto antes, para a tristeza alegria de vocês!

Ítaca é um espaço de desabafo e deleite poético desse metido a poeta, destinado para as pessoas apreciadores da poesia (que fique bem claro que eu não disse da BOA poesia, disse somente poesia!).

Abraços Olímpicos!

Rodrigo Ferreira.