terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ainda somos todos bebês

 É engraçado como o tempo passa, idade avança, ficamos velhos, criamos rugas, vemos tudo isso acontecer, nos desesperamos, mas as mães não percebem o mesmo que nós. Para elas sempre temos o mesmo jeito de criança, as mesmas manias, devemos ser protegidos e ainda levamos um puxão de orelha se fizermos algo errado, mesmo já tendo barba na cara ou um grande par de seios, pois ainda somos todos bebês para elas.
Um dia desses minha mãe viu uma oportunidade de passeio pela orla da cidade junto de amigos (ok, nada muito do tipo "nossa, que viajem inesquecível!", mas dava pra se distrair um pouco). Como era algo pago e o dinheiro tinha um objetivo (fundos carnavalescos, ao que me parece), ela resolveu estender o convite aos outros moradores de casa, eu e meus irmãos.
Nesse momento eu estava dentro do nosso carro, esperando alguém me levar para a minha labuta diária, quando aparece a minha mãe, junto de uma outra senhora (a que vendia as passagens), abriu a porta do carro e perguntou se eu queria participar do passeio de barco.
A mulher, ao ver que a minha mãe conversava comigo, falou assim mesmo:
- Ah, quando você falou que ia perguntar se o seu filho queria ir com você, achei que estava falando do seu bebê.
O "bebê", no qual essa moça se referia, era o meu irmão caçula (provavelmente), dez anos mais novo do que eu.
Ao dizer essas palavras simples, a mamãe olha para ela, depois olha pra mim, sorri, e fala em seu tom calmo de mãe coruja e acolhedora:
- Mas ele também é o meu bebê!

Eu tenho 23 anos nas costas, problemas na cabeça e uma paciência ínfima, mas ao ouvir aquelas palavras de minha mãe, percebi que pouco importa a minha idade, as marcas do tempo no meu rosto e corpo e o meu amadurecimento como ser humano. Para essa mulher eu sempre serei aquele bebê que ela tem que cuidar sempre e se preocupar a todo momento. Para ela sempre terei o mesmo rosto infantil e a mesma idade de colo. E quer saber de uma coisa? Não há elogio no mundo melhor do que esse.

Rodrigo Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário