domingo, 17 de junho de 2012

Olha o respeito!


O tempo passa muito rápido. Quando menos percebemos, os primeiros fios de cabelo aparecem pela nossa cabeça. O desespero bate, da vontade de arrancar, e aí vem o Renew tentar fazer sua maravilha. Beleza. Porém, algo que nenhum cosmético resolve é a mudança da sociedade, seja ela boa ou ruim.
O que irei relatar hoje foi algo que deveras me entrigou e me mergulhou em pensamentos, mas não fiz julgamento nenhum (verdade! Não sou disso!), achei melhor postar por aqui e saber o que os meus amados, idolatrados (salve, salve!) leitores acham. Sei também que é de questionamentos de muitos aqui sobre costumes dos "novos tempos".

Estava eu em minha labuta diária, contando dessa vez com a ajuda da minha irmã.
Mais morto de fome do que Lázaro diante do banquete do homem rico, achei melhor comprar algum lanchinho, aproveitando que minha irmã estava ali para me substituir.
Perto de onde trabalho tem um restaurante. Pela parte da tarde o lugar vira praticamente uma lanchonete, servindo lanches, salgadinhos e coisas que não nutrem em nada esse corpo ungido, mas que adora calorias.
Praticamente do lado desse restaurante tem uma escola de ensino fundamental e médio muito famosa na cidade (cujo dono não me pagou pra fazer propaganda e não merece ter o nome citado!).
Quando os cabuladores de aula alunos saem da escola, geralmente vão para esse lugar e sentam nas cadeiras que ficam na frente do estabelecimento (muitas das vezes sem consumir nada, mas fazer o quê? Se expulsar é pior).
Chegando lá encontro alguns desoculpados alunos sentados, três jovens, duas meninas e um menino.
Acredito que uma das meninas era a namorado do rapaz, pois estava sentada delicadamente no colo dele em uma cadeira, enquanto a outra conversava com eles sentada em outra cadeira ao redor de uma mesa com quatro lugares.
Antes que eu entrasse no restaurante, a dona da loja apareceu (uma senhora com um pouco mais de cinquenta anos, provavelmente), viu a menina sentada confortavelmente nas pernas do boy e logo brandou:

- EI! NADA DE SENTAR NO COLO DE NINGUÉM. PODE PEGAR UMA CADEIRA E SENTAR DIREITO. ISSO É UM ESTABELECIMENTO DE FAMÍLIA, NADA DE SENTAR NO COLO DO RAPAZ. NO MEU TEMPO MULHER SABIA SE COMPORTAR NA FRENTE DOS OUTROS! ORA ESSA!

Utilizei a CAIXA ALTA porque a mulher praticamente gritava com os jovens, deixando-os com a cara na poeira.
Claro que depois dessa delicadeza de elefante a menina levantou do colo do menino e sentou em uma cadeira, voltando à conversa enterrompida, como se nada tivesse acontecido.
Eu passo por eles, entrando no estabelecimento, sem saber se ria ou outra coisa, mas que uma ideia pairou em minha mente isso pairou.
Não sou um rapaz tão novo assim (estou chegando na casa dos quinze e meio) mas desde o meu tempo a juventude já vinha mostrando sinais de "avanço" nesse quesito.
As meninas não se vestem mais "comportadamente" para ir a escola, maquiagem é necessária e mostrar as qualidades do corpo é muito importante. Para os meninos basta tem posses e uma body legal que as mina pira. Virgindade é quase lenda urbana para o adolescentes.
As coisas estão acontecendo cada vez mais cedo no corpo dos jovens e o aflorar da sexualidade é somente uma delas. Hoje, ao meu ver, isso é somente o básico do básico, tem coisa pior. Sem brincadeira, já vi coisas muitos piores e com pessoas de menor idade do que a daqueles alunos.
Não faço ideia se a atitude da dona do restaurante foi exagerada. Ela talvez preze pelos bons costumes ou somente compara os seus tempos de adolescência com os de ultimamente, não gostando de nada do que vê e tentando fazer o que pode. Não sei. Mas que isso encucou essa mente que vos escreve, isso encucou. Onde vai parar essa juventude ao final de tudo. Se uma menina sentar no colo de um menino já gera todo esse alvoroço por parte dos mais velhos, imagine como será no futuro? O que EU farei?


Rodrigo Ferreira.

Um comentário:

  1. Eu não vejo nada demais, as pessoas estão cada vez amadurecendo mais cedo. Se isto é bom ou ruim, eu não sei realmente o que lhe dizer, apenas posso dizer que é um fato e não será uma bronca de alguém que veio da Era Mezozóica que vai mudar a atitude deles.
    Todas as pessoas mais velhas se acham superiores, com mais experiência de vida do que os adolescentes e querem impor costumes de 1800 e antigamente, o que não vai ocorrer. Elas só pagam mico.
    Eu não acredito que na época dela as meninas fossem comportadas, apenas não se sentiam tão livres para demonstrar a sexualidade. Esta é a única diferença entre a nossa geração e as gerações antigas, somos mais abertos, respeitamos melhor as diversidades e sobretudo, somos menos hipócritas.

    ResponderExcluir