domingo, 26 de agosto de 2012

Coisas bobas



Senti uma vez e quero mais
Do elixir que corre no teu corpo
Não me proíbas de experimentar
Dificilmente aceito rejeição.
Você pode me negar seu coração
Mas não é ele que eu desejo ainda
Quero conhecer primeiro a carne
Depois falamos de outras coisas bobas.

Odisseu Castro.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Menino travesso



Mais que menino travesso
Ele não para quieto
Quer mais é se aparecer
Quer mais é me iludir.
Ele me olha e sorri
Um sorriso tão safado
Corre a língua pelos lábios
Passa a mão pelos cabelos
Joga-os para o lado.
Em dia que está calor
Faz questão de enxugar o suor
Levantando a camisa na minha frente
E passando-a pelo rosto.
Que suor que nada!
Quer só mostrar a barriga sarada
Adquirida na academia.
Gosta de me pegar no susto
Abraçando-me por trás
Gemendo um “te peguei!” ao meu ouvido.
Não. Você não me pegou
Mas torço por esse dia.
Pena que você não sai da brincadeira.
Quando eu parto para cima
Você já foge de mim.
Vem me falar de amizade
E coisas sem nenhum nexo.
Quando penso no fim
Lá vem você com seu chamego
Seu olhar sempre indiscreto
E brincadeiras que me excitam.
Eu volto a te desejar
Sem certeza de um futuro.
Mais que menino travesso
Complicado de entender
Se não está a fim de investir
Não cutuque com vara curta
Onça que quer dormir.

Odisseu Castro.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mito Poema - Fortuna

E mais um mito poema está para começar (#TodasGrita). Dessa vez apresentarei o mito de Íxion, o mortal que recebeu um castigo cruel por espalhar uma fofoquinha pela Terra, que zangou o Crônida (leia-se Zeus). Descobri tal mito não tem muito tempo e adorei, espero que gostem também.

O mito de Íxion

Junto de Tântalo (cujo mito poema já foi apresentado) e Sísifo, Íxion figura como um dos maiores vilões da mitologia grega aos olhos dos deuses, porém, os dois primeiros ainda têm argumentos prós e contras, já os advogados de Íxion dificilmente conseguem provar sua inocência.
Apaixonado por Dia, filha de Eioneu, Íxion disse que daria seus cavalos se a mão de Dia lhe fosse dado em casamento. Amando cavalos (oi?) Eioneu cedeu ao pedido de Íxion, mas o esperto não cumpriu com o acordo. Revoltado, Eioneu tomou a força o que era seu (promessa é dívida), fazendo com que Íxion jurasse vingança.
Não sabendo escolher entre a morte e o sofrimento para o sogro (que dúvida cruel, não?), Íxion resolveu fazer os dois: construiu uma câmara incendiária e convidou o seu sogro para um chá das cinco, fingindo que era uma reconciliação.
Doido para tomar chá, Eioneu chegou à casa de Íxion, entrou na câmara camuflada de um dos cômodos da casa e caiu na armadilha do anfitrião.
Gritando e esperneando, seus lamentos fazem a consciência de Íxion pesar, mas já é tarde demais quando ele o tentar salvar, Eioneu já tinha virado carvão.
Enlouquecido pelo ocorrido, Íxion vagou pelas ruas como um mendigo, percebendo que somente recuperaria sua sanidade se fosse purificado, mas ninguém sabia como purificá-lo, já que matar um parente não era um dos crimes mais comuns daquele tempo (hoje já é tendência).
Zeus, compadecido, curou Íxion e ainda o convidou para brocar no Olimpo, o que logo foi aceito pelo mortal. Cheio da bebida divina, Íxion, abusado que só ele, começou a dar em cima de Hera, a esposa de Zeus, que logo deu o bocão ao marido.
Ao invés de lançar um raio na testa de Íxion, Zeus resolveu brincar com a cara dele, forjando uma nuvem parecida com Hera e deixando que Íxion fizesse “saliência” com a nuvem. Dessa relação nada convencional nasceram os Centauros (que também não são nada convencionais), criaturas metade homens, metade cavalos (se bem que eu não entendo como os cavalos entraram na história, já que ele copulou com uma nuvem, mas enfim).
Voltando para a Terra, o mortal começou a espalhar que tinha dado uns pegas na Hera, na frente do próprio Crônida e ter voltado com vida para contar a fofoca. Irritado, Zeus jamais se permitira ficar com fama de corno na Terra inteira e fulminou Íxion com um raio, mandando-o para o Tártaro.
Chegando lá, Íxion foi amarrado a uma roda em chamas e condenado a nela girar por toda a eternidade (MWAHAHAHAHAHA). Vai mexer com a esposa de gente mais poderosa do que tu, vai.

Rodrigo Ferreira.
Ixion in Tartarus on the Wheel (1731) - Bernard Picart

Fortuna

A roda da fortuna gira
Estou preso nela
Não há riquezas no final
Minhas costas estão queimando.

Grito de dor! Quem se comove?
Riem de mim, me querem mal.
Não entendo esse meu castigo
Cruel ao homem animal.

Tão desprezível sou no mundo
Não caem lágrimas por mim
Todos assistem meu suplício
Desejo logo pelo fim.

Mas a tortura continua
Pois todos querem muito mais.
Serei de Íxion descendente?
Já nem sequer ouço meus “ais”.


Odisseu Castro.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vergonha alheia!


Moro em Macapá desde o três anos de idade, mas nunca senti tanta vergonha de fazer parte daqui quanto senti hoje, ao me deparar como algumas pessoas estão tentando ganhar votos eleitorais para os seus candidatos, partidos políticos ou mesmo para impedir que tal vaga seja conquistada por alguém que o desagrade.
Estando na minha labuta diária, recebo a missão de xerocar uma folha de papel (um “panfleto”) que denegria a imagem de um concorrente à vaga de prefeito de Macapá, pedindo para que “as famílias CRISTÃS e de bem” não votassem em tal candidato.
De cunho totalmente “religioso”, preconceituoso e vergonhoso, estão distribuindo isso por nossa cidade. Se tudo é obra de algum partido político querendo ganhar votos desonestamente ou de algum fanático religioso que desconhece a história isso eu não sei, mas que essas palavras me geraram repúdio, isso geraram.
Vejam a imagem seguinte e tirem suas conclusões.


O que podemos inferir da imagem, além de que a pessoa que a escreveu é doente? Vamos pensar criticamente e esclarecer para os menos esclarecidos alguns pontos?
Primeiro, independente da religião do candidato, ninguém pode ser julgado por causa dela. O Cristianismo, o Protestantismo, o Espiritismo, as Religiões Africanas, ou seja que religião for não é melhor do que nenhuma outra e não julga a capacidade de ninguém de gestar um município. O Cristianismo é santo desde quando? Conheço muitos religiosos justos tanto quanto conheço os que se aproveitam de seus fiéis e enriquecem com isso. Somos um país laico, onde pertencer a uma religião (ou a nenhuma delas) é escolha individual e protegida por lei, basta ler a nossa Constituição.
Segundo, a sexualidade de outrem não interessa a ninguém que não seja a própria pessoa. Não é uma escolha e muito menos um fator que julgue caráter. Conheço muito mais homossexuais que respeitam as individualidades de outros seres humanos do que muitos religiosos que respeitem outras pessoas de fora da sua própria religião.
Terceiro, o que a vida íntima de uma pessoa (ou de um casal) interessa a outra? Olhem primeiro para si e vejam se são perfeitos ou se estão em condição de dizer que são melhores que alguém. Cuidem de suas vidas, antes que eu me esqueça!
Quarto, “as famílias CRISTÃS e de bem”. Como se TODA família cristã é de bem. Conheço muitas que valem menos do que o chão que pisa e a que redigiu esse panfleto é uma delas.
Quinto, Satanás deve estar é morrendo de vergonha de ficar nessa cidade se tiver que comandar pessoas com essa mentalidade. Se eu fosse ele nem perdia o meu tempo tentando conquistar essas almas.

Não estou defendendo candidato X ou Y, nem estou fazendo esse post para defender quem foi ofendido no panfleto, pois quem vai decidir o melhor é o povo no final, mas, convenhamos, QUE GOLPE BAIXO ESSE QUE ESTÃO TENTANDO COLOCAR EM PRÁTICA!
Eu escreveria por qualquer candidato que fosse caluniado dessa forma baixa e vergonhosa, como se religião e suas relações conjugais fossem fatores decisivos para ganhar votos. Temos coisas mais importantes à analisar sobre um candidato antes de elegê-lo e nenhuma dessas que foram elencadas no panfleto são válidas.
É um golpe baixo tentar arrebatar seguidores denegrindo a imagem dos outros dessa forma e ainda mais com fatos tão superficiais, mas que, infelizmente, ainda faz a cabeça de pessoas menos esclarecidas.
Povo de Macapá, que eu ainda tanto amo, vamos pensar com cuidado em quem votamos e não nos deixemos influenciar por panfletagem vinda de pessoas doentes. Vamos votar pelas ações da pessoa em nossa sociedade, não pela sua intimidade, sexualidade ou religião. Sejamos sábios.
Não sei se foi um partido político ou somente uma pessoa que começou isso, mas sei que tentar descobrir não irá levar à nada, pois ninguém vai ser doido o bastante para dizer que foi ideia sua.
Votem naquele candidato que o convencer de ser a melhor pessoa para ocupar um cargo desse porte de prefeito.
Para quem redigiu essa nota vergonhosa eu só tenho uma coisa a dizer: PENA DE VOCÊ!
São pessoas como essas que me envergonham de morar por aqui: fanáticas, limitadas, ignorantes. Burras, ao final!
Boas eleições e que vença o melhor (ou menos pior).

Rodrigo Ferreira.

domingo, 12 de agosto de 2012

Beleza



Eu não quero uma aurora bela
Se não puder estar ao teu lado
Vendo mais um dia nascer
E não for o primeiro a te desejar uma boa manhã.
Não me importo com um campo florido
Se cada desabrochar de flor
Não for para ser em tua homenagem.
Não me agrada chuva pela noite
Ser o frio que ela trouxer
Não me permitir estar aconchegado ao teu corpo
Abraçados, como se fossemos um só.
As belezas do mundo devem ser para ti
Pois, aos meus olhos, elas só têm beleza
Porque roubam um pouco da tua
A cada dia que despertas.

Odisseu Castro.

sábado, 4 de agosto de 2012

Fanzine "De volta a Ítaca"

Um pequeno passo para mim, mas vocês não imaginam o quão largo é esse passo.

O Blog "De volta a Ítaca" tem o prazer de anunciar o lançamento de seu fanzine (PALMAS! CLAP, CLAP, CLAP!).

O lançamento oficial se deu no dia 03/08/2012, durante o 6º encontro do Grupo Poético Pena & Pergaminho.

Impresso em papel reciclado (porque proteger o meio ambiente está super na moda e faz muito bem), ele traz vários poemas amorosos e míticos, a cara do Odisseu Castro.
Para completar, ainda vem com vários desenhos da amapaense e desenhista Carla Antunes, ilustrando alguns dos poemas de uma forma que somente ela poderia fazer, já que esse que vos escreve não sabe nem desenhar um boneco palito direito.

Para adquirir um basta falar comigo e pagar a bagatela de R$ 1,00 (sim, mais barato do que um Trident de Menta).
Os meus poemas não têm preço, mas o papel reciclado, fazer a impressão e o corte têm. Então, vamos ajudar esse metido a poeta, vamos? ^^

Rodrigo Ferreira.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Na margem do Aqueronte

Caronte e Psiquê - John Roddam Spencer Stanhope - 1829 - 1908
O barco vem à margem me buscar
Tenho as moedas para o pagamento
Está para iniciar meu tormento
E desejo logo isso começar.

Eu vejo o Barqueiro se aproximar

Sua mão carcomida em chamamento
Troquei Esperança por Sofrimento
Para poder, enfim, na barca entrar.


Mas quando estou para comprar o meu passe

Caronte não permite que eu entrasse
E, antes de ir embora, assim me diz:


- Você ainda não pode morrer.

Se alguém precisa de ti p’ra viver
Retorne à vida e tente ser feliz.


Odisseu Castro.