terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Odisseu recomenda: Sermão Vermelho

Essa postagem não foi patrocinada... e nem será.
Depois de voltar da minha merecida "viagem de formatura" (é, gente, sou formado agora) finalmente pude ler um dos poucos livros que adquiri em terras paulistas. O mais especial dessa obra foi o fato de eu tê-la ganho das mãos do próprio autor, com dedicatória e tudo.

E o livro que "Odisseu recomenda" hoje é: Sermão Vermelho, do escritor José Maria Sousa Costa (palmas!).

Escrito em forma de peça, a obra conta com apenas quatro personagens: Malandro Paulista, Malandro Carioca, Padre Olavo e Irmã Carolina, em uma história cheia de humor, sarcasmo e moralismo (falso e verdadeiro), tudo iniciado através do furto de quatro garrafões de vinho da sacristia da igreja de Padre Olavo, pelo Malandro Carioca.

Utilizando um vocabulário bem informal, com gírias típicas de cariocas e paulistanos, não tem como não se divertir e se emocionar com as personas desses quatro.

O mais interessante da obra de José Maria Sousa Costa é que, diferente do teatro moralizante de Gil Vicente que apresentava personagens com estereótipos sociais, esses quatro personagens de Sermão Vermelho não representam paulistas, cariocas, padres ou freiras, muito pelo contrário, eles representam todos os cidadãos que anseiam por justiça, liberdade e direitos iguais, ou seja, algo que vai muito além do que o próprio Gil Vicente intencionava. E consegue tocar o leitor e, sem dúvida, se dramatizado, o espectador.

É para rir e refletir essa obra, através das espertezas e peripécias desses "malandros" que conseguem ser mais sábios do que o letrado e santo padre em várias situações.

Particularmente não sou fã de livros em forma de peça, talvez porque seja traumatizado por ter sido "obrigado" a ler Shakespeare na faculdade ou decepcionado por nunca ter conseguido ler Ariano Suassuna e seu "O Auto da Compadecida". Mas amo Gil Vicente, já li várias de suas obras e se leio livros em forma de peça é por causa dele ainda, e saber que tem alguém tão próximo de mim e tão genial quanto ele é uma satisfação enorme. Queria eu poder escrever assim.

Odisseu recomenda Sermão Vermelho! Excelente livro para ler, rir, pensar, reler, rir mais, repensar e amar!

Rodrigo Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário