sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA? Só de letrinhas. PIPA? A do vovô não sobe mais


 Não que eu seja a favor da pirataria (Imagina. Conseguir uma superprodução do cinema que acabou de sair nas telonas e de graça? Valha-me GOD!), mas eu fico me perguntando se as leis SOPA e PIPA realmente valem à pena e impedirão que a pirataria deixe de existir na internet?
Minha resposta: Já não existem leis antipirataria? Elas funcionam? Os hackers já deixaram de existir por causa delas? Então é NÃO! Sempre haverá um meio de burlar a lei (sempre inventam um meio, na verdade).
Estamos tão interligados ultimamente por esse meio informacional que baixar esses conteúdos virou brincadeira de criança, onde até o meu irmão de doze anos consegue baixar qualquer coisa de graça e em qualquer lugar (só eu que não consigo, pois minha conexão me odeia e eu não tenho paciência esperar nada. #FATO!).
Agora fazer esse bloqueio, prender o povo todo e bloquear (ou diminuir a qualidade de busca) os maiores sites de pesquisa do mundo é algo que eu realmente discordo.
SOPA? Só da Galinha Azul.
Wikipédia, Desciclopédia, Google e vários outros locais (incluindo as redes sociais que tanto nos vicia amamos) serão prejudicados por essa lei que mais beneficia os grandes em detrimento dos pequenos (ou o contrário?), nada mais do que um puxa-saquismo do governo com essas empresas, a meu ver.
Eu imagino o quão chato deve ser criar algo bom para o cinema (tipo um pornô), ou em um estúdio e gravar um single ou lançar um programa de computador para melhorar a vida de todo mundo e ficar rico lucrar um pouco com isso no final, mas ver tudo sendo exposto de graça na internet, jogando seu esforço na vala. Eu sei que desse ser horrível.
Porém, será que o povo ainda não aprendeu que é assim que a sociedade virtual está organizada hoje? Deveriam criar as coisas sabendo como tudo funciona, ou será que ainda não aprenderam?
Esse é o “preço” que se paga pelo mundo que vivemos, pelo “monstro” que o próprio homem criou e não fez nada no começo para evitar. Viu crescer e que agora quer matar da forma mais bizarra do mundo, criando leis para sufocar, impedir de continuar a viver.
A internet é um meio de veiculação livre (ou deveria, ou não é?). Começar a negar a liberdade dela de ir e vir é querer comprar briga, não com uma empresa de download X, mas com todas as pessoas do mundo (pelo menos as conectadas à “Matrix” da internet, à realidade alternativa da atualidade).
Radicalismo em pleno século XXI, via internet ainda, é o cúmulo. E ainda vai dar o que falar (prevejo a 3ª Guerra Mundial, agora Online - #NostradamusModeOn).
PIPA? O vovô sabe dessa história...
O mais engraçado são as pessoas famosas que fazem da pirataria o meio de divulgação do seu trabalho e apoiam a causa dos sites piratas, não vendo problema nenhum em baixar suas músicas e vídeos por aí. Nem por isso são pessoas frustradas, pobres, muito pelo contrário, são pessoas de renome e que ganham milhões. O segredo? Essas pessoas são empreendedoras, inteligentes, sabem como tirar proveito das situações mais inusitadas, fazem do inimigo um aliado. E são pessoas jovens.
Será que não está na hora dessas empresas multimilionárias (e centenárias) olharem um pouco para o público jovem empreendedor, puxar uma cadeira, sentar um pouquinho na frente deles e aprender um pouco? Pelo que eu saiba, nunca é tarde para aprender.
Que mais tarde, quando essa ideia não passar de uma tentativa frustrada de barrar algo tão velho na internet quanto à prostituição nas ruas, que SOPA volte a lembrar, para mim, aquele caldo que vinha com formato de letrinhas da “Galinha Azul” e PIPA só me lembre àquela música, eternizada por Silvio Santos, “A pipa do vovô não sobe mais”.

Rodrigo Ferreira ® (com marca registrada, só por precaução).

3 comentários:

  1. 3ª Guerra Mundial, 1ª Guerra Mundial Online, World War Web... Escolha o seu lado, a internet contra-ataca. Fala um "profissional" da área. Parabéns, Rodrigo (:

    ResponderExcluir
  2. Adoguei! :) Acho digna e ótema a sua critica acida³ contra essas baboseiras anti-pirates.


    ;*~

    ResponderExcluir