segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ainda preciso melhorar muito como escritor


Hoje terminei de ler um pequeno acervo de contos do meu querido amigo (e homônimo de primeiro nome) Rodrigo Mergulhão. Após um longo (bem longo) tempo de procrastinação, finalmente concluí a leitura que ele já havia me passado há tempos e eu, por estar ocupado (ou por pura preguiça, confesso), adiei uma das maiores leituras da minha vida, o livro “Manga Morena”.
A partir dessa vasta leitura, pude conhecer, além de fatos curiosos do meu estado de nascimento, o Pará, um grande escritor regionalista, tão conhecedor desse estado que eu nunca fui em vida, já que a maior parte dela passei em Macapá e mesmo assim não conheço muito da história das Terras Marajoaras.
De cunho regionalista, saudosista, social, crítico e emocional, Manga Morena é uma coletânea de oito (atualmente pelo menos, com previsão de ampliação, segundo me consta) maravilhosos contos sobre pessoas comuns, sonhadoras e batalhadoras, cheia de histórias e conhecimentos para repassar para quem os lê, mas todos criados a partir de uma única e brilhante mente.
Sem dúvida algo que todo conterrâneo deveria ser obrigado a ler, quem não fosse, deveria ter a curiosidade de buscar. Eu me maravilhei, mas poderia ter me maravilhado antes. É um trabalho tão bem elaborado que me orgulho de poder sequer apertar a mão de um homem que tem um dom tão bonito.
Com pesar também constato que tenho muito a aprender na arte de escrever contos (além de melhorar nos meus versos, já que ele detona nesse setor também), os meus nem sequer se comparam com toda a elaboração e trabalho desse grande escritor e amigo. Fora o de muitos que já apreciei também.
Que pelo simples contato que tenho com ele, possa absorver um pouco desse conhecimento, desse jeito de escrever, dessa humildade, que Rodrigo Mergulhão tem (nessas horas que o poder do Silas, de Heroes, me seria muito útil).
Desculpa pela demora na leitura, amigo, você sabe como é que são as coisas na nossa vida, mas parabéns pelo acervo e espero ler mais de seus escritos futuramente.

Rodrigo Ferreira.

P.S.: Continuo achando que, pra quem fuma, falar nos contos sobre os problemas que o cigarro causa, e não parar de fumar, é totalmente contraditório no quesito “relação autor-obra”. Que um dia tudo isso mude. ^^

2 comentários:

  1. Podemos nos sentirmos orgulhosos em sermos contemporâneos de Rodrigo Mergulhão( o esteriotipado malaco).Ele possui dons múltiplos e incríveis dons.É um privilégio poder apertar a mão de alguém tão talentoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tardiamente agradeço as palavras do Hild! Mto obrigado por estar ao meu lado tbm ;}
      (E malaco é a... kkk xá pra lá!)

      Mergulhão

      Excluir